quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MATÉRIA Nas ondas do Escola Brasil



Por Radígia da Oliveira

Pedagogia inspirada na África. Esse foi o tema de um dos programas de rádio Escola Brasil. Na ocasião, a repórter Ana Cláudia Costa entrevistou o coordenador pedagógico da escola Mãe Hilda, de Salvador (BA), mantida pela Associação Cultural Ilê Ayê e conhecida por misturar educação com ações em favor da autoestima da comunidade negra. Em seguida, a professora de português Ladanir Millack explicava por que Brasil se escreve com “s”. Esse programa foi ao ar em 7 de março de 2007, mas ele e muitos outros continuam vivos na memória dos ouvintes e de sua pequena equipe de produção.

O Escola Brasil estreou em dezembro de 1997 e saiu do ar pela segunda vez em abril deste ano, por falta de patrocínio. Até então veiculado pela Rádio Nacional e mais de 300 retransmissoras, a fórmula de sucesso era simples: tratava educação de forma leve, bem humorada, com música, brincadeira. Além disso, contava com uma equipe unida. Ali, todos –ou quaaaase todos– eram amigos; alguns, graaandes amigos. Em plena era da internet, o programa recebeu mais de 67 mil cartas. Não por acaso, o Escola Brasil foi finalista de vários concursos, entre eles, e por duas vezes, o prêmio Ayrton Senna de Jornalismo.

A seguir, uma pequena amostra
Escola Brasil de 7/3/2007 - Pedagogia inspirada na África

Escola Brasil de 9/5/2007 – Preconceito linguístico

Escola Brasil de 26/7/2007 – Substantivo próprio e comum

Escola Brasil de 12/1/2007 – Jogos no ensino da tabuada


Mais 10 coisas sobre o Escola Brasil
1 – O Escola Brasil é da ONG de mesmo nome. A ONG Escola Brasil continua a existir.
2 - O site www.escolabrasil.org.br ainda está no ar.
3 – Pelo site, os radialistas e ouvintes interessados podem pesquisar e fazer downloads dos programas antigos.
4 – A expectativa é que o programa, um dia, volte. Assim, o canal com os ouvintes e radialistas continua aberto. Basta escrever para o e-mail escolabrasil@escolabrasil.org.br ou enviar uma carta para a Caixa Postal 2490, CEP 70.849-970, Brasília-DF.
5 - O idealizador do programa, Airton Medeiros, é Jornalista Amigo da Criança, título concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infânci (Andi).
6 – Entre os ex e atuais parceiros da ONG e do programa estão Unicef, Andi, MEC, Radiobrás e as fundações Avina e Esquel.
7 – Existe uma comunidade do Escola Brasil no Orkut.
8 – O personagem Luiz Alberto/Matuto era o campeão de cartas.
9 – O quadro dica de português era o segundo recordista de cartas.
10 – A maioria da equipe do programa continuou a amizade depois que o Escola Brasil saiu do ar.

OBS.:
Mãe Hilda, citada no programa sobre o tema "Pedagogia inspirada na África", morreu em setembro deste ano.
Foto de 2007: equipe do Escola Brasil rodeada de cartas!

Um comentário:

  1. Sim, eu tenho orgulho de ter feito parte da equipe de concepção, produção e de editores do programa. Na primeira fase (foi o único lugar em que saí e voltei!!!), escrevia dois quadros: o do personagem caipira Luiz Alberto e a dica de português. Na segunda, continuei com a dica, que eu amava, e acumulei com a função de editora etc e tal. Era muito trabalho, mas dá uma saudaaaade!!!

    ResponderExcluir